A Hiloterapia, por meio do Hilotherm Quimio, é uma forma de terapia térmica que envolve a aplicação de temperatura constante, na faixa de 5 °C a 25 °C, de maneira específica, localizada e orientada. Esse procedimento permite fazer aplicações de várias horas, sem desvios de temperatura. Quando implantado profilaticamente, o tratamento pode reduzir significativamente o risco de polineuropatia e de síndrome mão-pé.
Polyneuropathie (CIPN) / hand-foot syndrome (HFS)
A quimioterapia é o mais temido dos tratamentos disponíveis para pacientes com câncer. Há um grande medo devido aos efeitos colaterais típicos: náuseas, vômitos, possíveis infecções, perda de cabelo e, por último mas não menos importante, o desenvolvimento de danos nos nervos doloridos nas mãos e pés (polineuropatia - CIPN). Enquanto os pacientes recuperam rapidamente de muitos efeitos colaterais, uma vez que a quimioterapia foi concluída; no caso da CIPN (polineuropatia induzida por quimioterapia), os pacientes são frequentemente confrontados com uma complicação de longo prazo que continua por vários anos, afetando significativamente sua qualidade de vida.
CIPN é particularmente publicitado em pacientes tratados com taxano e análogos de platina. Outras drogas, como os alcalóides da vinca, 5-fluoropirimidinas (5-FU, capecitabina), ciclofosfamida, citarabina, doxorrubicina, sorafenibe e sunitinibe, podem levar as complicações a um menor grau.
Um problema médico
Reclamações que podem persistir anos após a terapia;
Sintomas de polineuropatia /
síndrome mão-pé
A polineuropatia manifesta-se como hipersensibilidade a estímulos, dor, ardor e / ou formigamento nas mãos e pés, perda de sensibilidade (dormência), em alguns casos com problemas associados à coordenação do movimento e equilíbrio. Os afetados mal conseguem distinguir entre quente e frio, ou essa capacidade pode até ser perdida completamente. Os principais efeitos incluem parestesia (sensação anormal na pele) e dores.
Uma forma especial da doença, a síndrome mão-pé, ocorre quando há uma reação inflamatória cutânea associada nas mãos e nos pés. As queixas são variadas: áreas doloridas da pele avermelhada, sensação de ardor (às vezes com abrasões na pele), sensibilidade excessiva à dor e em fases posteriores, até dormência.
Quando os sintomas agudos são apresentados durante a quimioterapia, os intervalos de tratamento devem ser freqüentemente ampliados, a dose reduzida e, nos casos mais graves, o tratamento deve ser interrompido completamente.
Grau 1: Formigamento, inchaço indolor ou eritema das mãos e / ou pés, ou queixas que não tenham impacto nas atividades diárias do paciente.
Grau 2: Eritema doloroso e inchaço das mãos e / ou pés e / ou queixas que afetam as atividades diárias do paciente.
Grau 3: Um peeling úmido da pele, ulceração, bolhas e dor severa nas mãos e / ou pés, e / ou sintomas graves que impossibilitam o paciente de trabalhar ou realizar as atividades da vida diária.
O dispositivo Hilotherm Quimio Care foi desenvolvido para uso em pacientes internados em hospitais e clínicas e é aplicado antes, durante e após uma sessão de tratamento quimioterápico. Hospitais / clínicas podem comprar um aparelho diretamente, com finanças ou com um contrato de locação. Basta entrar em contato com um de nossos funcionários.
Ficaríamos felizes em entrar em contato com seu médico para possibilitar o uso do dispositivo. Por favor, entre em contato com um de nossos funcionários.
HILOTERAPIA® é utilizado imediatamente antes, durante e após uma sessão de tratamento quimioterápico na respectiva clínica/hospital.